sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A minha paixão é PEDAGOGIA!

Oi gente! Hoje vim falar da minha futura profissão. Como ela é, o que eu espero dela... Essas coisas. 

Antes de escolher Pedagogia, tinha escolhido Psicologia porque desde sempre sentia, lá no fundo, que era isso que eu queria pra mim. Buscar entender as pessoas, ajudar, psicanálise, mente, comportamento humano, sonhos, eu sou apaixonada por isso! Mas com o passar do tempo vi que poderia ter a maioria dessas coisas com a Pedagogia. Por quê? Porque lidar com crianças é realmente um mundo único, onde você pode ensiná-las, moldá-las para o futuro, influenciá-las. Conhecer pensamentos impensáveis, entrar numa magia que se perde quando nos tornamos adolescentes. Vocês devem estar pensando: Nossa que iludida, professor não ganha nada, as crianças são um caos, tem estresse, isso tudo é teoria, mais blá, blá e blá. Mas eu não vou desistir! 
Não se pode existir professor sem amor, não rende nada. As crianças são o futuro da nação – clichê -, e para que tenhamos futuros promissores temos que ajudá-las a distinguir o bem e o mal, ensiná-las pra valer sobre o mundo e o que as espera. A educação começa em casa, óbvio, mas continua na escola junto com o grupo escolar. E as crianças que não têm essa educação tão valiosa, como ficam? O professor tem importante papel nisso, no educar. É pra isso que existe o professor. Professor é sinal de respeito, mesmo que a maioria das pessoas não saiba valorizar devidamente tal profissão. 
Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a educação. Pedagogia quer dizer condução da criança. O objetivo do Pedagogo e da Pedagogia é a educação, tudo que esteja ligado, o processo de ensino e aprendizagem, transmitir conhecimentos. A função do pedagogo é isso transmitir, pesquisar, passar, mudar, investigar dentro do campo da educação, técnicas para o aprimoramento educacional, para o crescer da escola, para melhora da aprendizagem da sociedade. Pedagogo não é só professor, mas sim, educador, que busca sempre melhorias para uma sociedade carente no ensino, carente na alfabetização, carente em processos que leve as crianças e jovens a terem vontade de aprender. 
E eu quero isso pra mim! 
Pedagogia tem vários caminhos a serem seguidos, ela se divide em Escolar e Não-Escolar. 
O Escolar é esse que eu falei, rsrsrs. 

O Não-escolar é a parte de consultoria, seja ela da família, da comunidade, da empresa, do hospital. É onde o pedagogo age como auxiliador e intermediador, com clínicas, palestras, orientações. 


“O pedagogo atua na promoção da aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, sendo responsável pela melhoria do ensino em ambientes escolares e não-escolares (tais como empresas, hospitais, entre outros.” 


É bem isso que eu espero pra mim. 

 Pra quem quer fazer Pedagogia não tenham medo e não façam por fazer, que ninguém vai querer uma pessoa pra enrolar como muitos que eu vejo nas minhas idas as escolas. Qualquer que seja a sua profissão, não faça pelo dinheiro ou porque você não teve escolha, faça por amor! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário