sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Educação Bancária: Não é positivo tê-la nos dias de hoje!

No livro de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, em seu primeiro capítulo o autor diz que : "ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA". Nesse tópico, Freire fala que o pensar certo sabe, que não é a partir dele que se fundamenta a prática docente crítica, que envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o que fazer. Fala da curiosidade epistemológica do sujeito, onde o pensar certo que supera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor. Freire acredita que o momento fundamental na formação permanente do professor é o da reflexão critica sobre a prática. Pode-se concluir então, que é analisando o que se faz hoje é que se aperfeiçoa o que fazer amanhã. As teorias devem ser próximas da prática, para assim aprimorar o que se aprende, sem ficar parado no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário